Metro de Paris
Metro de Paris
O Metrô de Paris foi inaugurado em 1910, e a maioria dos seus mais de 200 km e 300 estações foi completada antes de 1920, em apenas 10 anos.
Impossível conhecer bem Paris sem usar o Metro. Nem pense em alugar um carro e circular pela cidade, é tolice, você vai se estressar e não vai conseguir estacionar. A rede Metro de Paris é uma das maiores do mundo. Voce pode ir de um ponto da cidade a outro, “num piscar de olho” e é tremenda bobagem abrir mão disso. O interior das estações são muito bem sinalizadas, levando o usuário à plataforma correta, sem perigo de errar.
Mapa das linhas de Metro e RER
Ao embarcar num metro, guarde o ticket. Por que frequentemente entra no vagão fiscais, dão a crachazada (ou carteirada) na sua cara e pedem para voce mostrar o ticket. Se não tiver, é multa na certa.
O grande defeito do metrô parisiense é a falta de sinalização exterior. É difícil de se achar uma estação, por que elas geralmente não tem boa sinalização, e são todas apenas uma escadaria discreta.
Uma estação de metro em Paris. Não há placa, é dificil de localizar a estação de longe.
Estação de Metro em Paris – também sem sinalização, sem placa. Dificil de localiza-la visualmente.
Se puder, evite embarcar/desembarcar na estação Chatelet-Les Halles. É a maior estação de Metro do mundo e se voce entrar ali vai perder muito tempo circulando lá dentro, é um labirinto. Você pode até se perder lá dentro, e ser encontrado séculos depois, faminto e desidratado, fugindo dos Minotauros. Sete linhas se cruzam nesta estação.
Estação Chatelet, um amaranhado de linhas.
O metro de Paris vai até aos aeroportos (Charles de Gaulle e Orly), mas se você quiser usa-los a partir dali, chegando ou deixando Paris, encontrará algumas dificuldades se tiver carregando malas. Dependendo do horário, o metro é superlotado (como em todos os metros do mundo), as malas não passam nas catracas, e várias estações não tem escadas rolantes (por que o metro de Paris é muito antigo, da época em que não existia isso). Você deve então puxar malas escadas acima, e dependendo da estação são escadas longas.
A corrida de Taxi do CDG até ao Arco do Triunfo custa em média 55-60 euros.
E por falar em taxi parisiense, ao chegar no aeroporto um bando de malandros cercam o turista, oferecendo taxi. Perguntam se o turista fez “reservation”, que taxi é só com reserva. Tudo balela.
As linhas do metro de Paris são identificadas por números (de 1 a 14) e cada linha tem sua cor padrão.
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