Torre Eiffel

Torre Eiffel Restaurante Jules Verner Trocadero Maurice Koechlin Émile Nouguier

Torre Eiffel

Rating Stars 6 of 6

Metro : Estação Bir Hakeim, linha 6

            Estação Trocadero, linha 9

RER : Estação Champ de Mars Tour Ei linha C

Quem vai de metro e desce na Praça Trocadero, pode dali tirar boas fotos, e em seguida ir andando até a torre, fazendo um passeio pelos jardins do Trocadero.

20130928_102457

Torre, vista de Trocadero

Segurando a torre

De Trocadero, voce pode fazer idiotices deste tipo.

20130928_103134

Jardins do Trocadero   

    Construída para impressionar os visitantes da Exposição Universal de 1889, a torre seria desmontada após o evento, mas acabou sendo poupada, para a tristeza de uns e alegria de todos.

Pisos da torre:

Primeiro andar : piso transparente (em construção, 2012) e mirante; acessível por escada (360 degraus, equivalente a um prédio de 18 andares) ou elevador.

Segundo andar : Restaurante Jules Verne, acessível por escada (700 degraus) ou elevador.

Terceiro andar : mirante, acessível por elevador, a 274 metros.

Em 2012 iniciou-se uma reforma para se fazer um piso transparente debaixo do primeiro andar, a 54 metros de altura. Até o momento, 09-2013, ainda não foi inaugurado.

Paris vista Torre Eiffel02

Place du Trocadéro e Jardins, visto do segundo andar

Subida na torre

Se voce tem muito tempo em Paris, vale a pena subir. Não é permitido a subida com mochilas ou malas grandes. Não há guarda-volumes no local.

Há horários para subir na torre, por escada ou elevador. Ambas as subidas são pagas, e as filas são muito grandes e demoradas. Lembrando ainda que há fila para o ticket e para a subida (de escada ou elevador).

De 17 Junho até 28 de agosto :

Elevadores : 9:00 am até 00:45 am.

        Última subida ao 3o. piso as 23:00.

        Última subida ao 1º. e 2º. Piso as 24:00

Escadas : 9:00 am até 00:45 am.

         Última admissão 24:00.

De 29 de agosto até 16 de junho (do ano seguinte):

Elevadores : 9:30 am até 11:45 pm.

      Última subida ao 1º. E 2º. Piso as 23:00

       Última subida ao 3o. piso as 10:30.

Escadas : 9:30 am até 06:30 pm.

       Última admissão 6:00 pm.

(Esses são os horários validos hoje, 11-2013)

Tickets office

Tickets stand

PARIS-Eiffel-1371

Solange na Torre, 2005.

O desenho da torre – autoria

Embora o engenheiro Gustave Eiffel seja lembrado como o contrutor da torre (e de fato foi sua empresa, Compagnie des Etablissements Eiffel), os desconhecidos engenheiros que trabalhavam na sua empresa, Maurice Koechlin e Émile Nouguier, foram os autores do desenho da torre. Papagaio come milho, periquito leva a fama, Eiffel ficou famoso e bem falado por causa da torre, cujo desenho não foi dele. Bem que poderia a torre se chamar Koechlin-Nouguier Tower, mas daí ia ficar complicado de se escrever e de se pronunciar.

Maurice_koechlin_pylone

Primeiro esboço da torre, de Maurice Koechlin 

(Fonte : Wikipedia)

O Protesto dos Artistas

O projeto da torre foi assunto de algumas controvérsias, especialmente pelo seu aspecto, sua estética. Um comitê formado por trezentos parisienses ilustres (foi escolhido esse número, um membro por metro de altura da torre), liderados pelo arquiteto Charles Garnier (o do teatro), enviaram uma petição ao organizador da Feira Mundial, protestando contra a construção da torre.

Este foi os termos da (infeliz) petição :

“Nós, escritores, pintores, escultores, arquitetos e devotos da até agora intocável beleza de Paris, protestamos com nossas maiores forças, com toda nossa indignação, em nome do delicado gosto Frances; contra a construção dessa inútil e monstruosa Torre Eiffel. Para esclarecer nossos argumentos, imagine essa banal e ridícula torre dominando Paris, como se fosse uma chaminé negra, esmagando com sua enorme massa a Notre Dame, a torre Saint-Jacques, o Louvre, o Dome de Les Invalides, o Arco do Triunfo, todos nossos monumentos humilhados, vão desaparecer dentro deste medonho pesadelo. E por anos seremos obrigados a ver, esparramando como um borrão de tinta, a detestável sombra de uma detestável coluna de folhas de metal parafusadas.”

 

A Torre de Montparnasse

A Torre de Montparnasse é essa torre negra, na foto abaixo, tomada do 2o. andar da Eiffel. Ela foi inaugurada em 1973, tem 209 metros. É um edifício de escritórios e no topo existe um restaurante e um observatório (aberto ao público). É um monolito banal, um enorme paralelepipedo preto no meio da cidade. Não combina com Paris, e por isso a torre não é benquista pelos parisienses. Estes, dizem que a melhor vista da cidade de Paris é a do observatório da Torres Montparnasse. Por que dali, não se enxerga ela.

Paris vista Torre Eiffel0001

 

A “torre Eiffel”  de Curitiba

Picuinha semelhante a da Torre Eiffel também aconteceu em Curitiba. A cidade tem uma estátua gigante, réplica da Estatua da Liberdade, porem menor. É a estátua da Havan. Certa vez, um prefeito (que não é o atual), implicou com ela, e disse que ia mandar retirá-la, por que achava ela brega, pastiche. Não conseguiu, por que (tal como Garnier gostaria), não se pode monopolizar o gosto estético, dizer que “ se eu não gostei, os outros também não vão gostar”. A evolução da arte não pode ser engessada, a fim de atender interesses ou satisfazer ego particulares.

Aconteceu também em Curitiba outra história curiosa envolvendo outra estátua. Um restaurante (que infelizmente fechou, era excelente) encomendou da Italia uma estátua réplica de David de Michelangelo, em mármore carrara. O transporte dessa estátua da Itália até Curitiba, com os cuidados para não danifica-la, foi uma verdadeira epopeia. Para faze-la, o restaurante teve que pagar, alem do mármore e o  escultor, copyrights para a Galleria Dell´Accademia. Resumindo, o pacote todo ficou uma fortuna, o preço de um apartamento de médio padrão. Quando o restaurante fechou, David ficou abandonado ali no jardim do restaurante, por muito tempo, a mercê do tempo, da poeira, dos vândalos e pichadores; a espera de comprador. No final, foi vendida a preço vil, não lembro quem foi o comprador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Musée d´Orsay

Catacumbas

Parques Disney e Asterix